Notícias

Você sabe o que é Neurite Óptica?

Você sabe o que é Neurite Óptica?
A Neurite óptica se trata de uma inflamação do nervo óptico que causa a diminuição temporária da visão. Alguns casos dessa doença estão associados a outra doença, a Esclerose Múltipla. Nos casos onde há essa associação a Neurite costuma ser a primeira a se manifestar.

Sua incidência é maior em brancos do que em negros, além de afetar duas vezes mais mulheres do que homens. Geralmente aparece a primeira vez em adultos jovens, entre 20 e 45 ano. Há ainda casos em que afetam crianças, esses casos raramente progridem para Esclerose Múltipla. Estima-se que 75% das mulheres e 35% dos homens que apresentam o primeiro episódio de Neurite Óptica vão apresentar Esclerose Múltipla no futuro.

O diagnóstico dessa doença é realizado através do exame físico feito por um oftalmologista, exames laboratoriais, campimetria visual, potencial evocado visual e ressonância nuclear magnética, que é também um instrumento importante para avaliar a existência ou a chance de se desenvolver Esclerose Múltipla.

O tratamento é variado e pode ser desde a simples observação sem medicação, até a internação e o uso de medicação intravenosa podem ser o tratamento correto. A gravidade e o tempo de aparecimento dos sintomas vão direcionar o tratamento mais adequado. O acompanhamento precoce e conjunto entre um oftalmologista e um neurologista é o mais indicado para prevenir ou amenizar as sequelas e a conversão para Esclerose Múltipla, tendo em vista preservar a qualidade de vida do paciente.

 Fonte: Portal da Oftalmologia

Voltar